Presidente do TJSC asumiu compromisso com aposentados(as) no mesmo dia em que apresentou contraproposta da Tabela.

SINJUSC trabalha pela equiparação do médico-social com retroativo ainda em 2025

Cálculos da Divisão de Folha de Pagamento do TJSC, disponíveis no SEI 0040095-62.2025.8.24.0710, mostram que a equiparação do auxílio médico-social ao auxílio-alimentação a partir de janeiro de 2026 somada ao pagamento de retroativos a partir de janeiro de 2021 teriam um impacto financeiro de R$ 132,27 milhões. O montante representa cerca de 3,5% da dotação orçamentária atualizada do Tribunal que deve arrecadar pelo menos R$ 3,75 bilhões em 2025.

As datas utilizadas para os cálculos do impacto financeiro indicam que o Tribunal considera implementar a equiparação com retroativo a partir do ano que vem por meio da inclusão da medida na LOA 2026 que deve começar a tramitar na Assembleia Legislativa (Alesc) no segundo semestre de 2025. Na avaliação da diretoria do SINJUSC, o impacto financeiro é pequeno diante do tamanho do orçamento previsto para este ano e o Tribunal teria formas de implementar a medida ainda em 2025.

O processo está suspenso até 1º de agosto deste ano, o que corrobora a provável intenção da administração de deixar a implementação da equiparação com retroativo para o ano que vem. Mas de acordo com a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “a diretoria do SINJUSC vai continuar dialogando com o Tribunal e mobilizando a categoria para a implementação da equiparação com retroativo ainda em 2025. Vamos cobrar o compromisso assumido pelo presidente Francisco e por desembargadores e desembargadoras do Órgão Especial em relação a aposentados e aposentadas do judiciário catarinense”.

27 comentários

  1. Prezados,

    Desculpem a minha pergunta não ter relação com o tema, mas o que aconteceu com a página do Sindicato no Instagram? Não estou conseguindo mais acessá-la, não aparece mais para mim. Foi retirada do ar?

    • Uma instabilidade no Instagram, tirou o perfil do SINJUSC do ar sem maiores explicações! Já estão sendo tomadas as medidas necessárias para reestabelecimento do perfil!

  2. Essa presidência do tribunal gosta de suspender um processo, né? Principalmente se trouxer ganhos aos servidores… Sim, eu falo daquele processo administrativo que vocês sabem bem, nem vou dizer a palavra mágica GANS! kkk

    • Sim, Silésia. É uma questão que está sendo analisada juridicamente. Assim que tivermos informações, repassaremos!

    • “aumenta a distância entre técnicos e analistas!”
      ESQUECE AMIGO, isso vai virar lenda, mesmo que a GANS seja implementada, a diferença ficará maior que era antes!!!
      Único jeito de mudar isso, é mudar a tabela dos técnicos sem mexer na tabela dos analistas, o que NUNCA VAI ACONTECER e caso aconteça, daí veremos o tamanho da insatisfação dos nossos colegas de nível superior.

      • Isso não é verdade, Jorge! A implementação da GANS diminuiria a diferença entre quem desempenha atividade de nível superior e o ANS.

      • Então, a insatisfação dos tecnicos que são maioria não importa, mas dos de nivel superior sim? Realmente, estamos bem na fita, carregamos todos nas costas e não somos valorizados.

        • Pois é, Felipe! A implementação da GANS é prioridade para o SINJUSC e também tem que ser para o Tribunal!

    • Eu quero saber quanto tempo mais vão nos enrolar pra começar a pagar a GANS. Tá feio pra esse presidente essa enrolação toda. Bater foto ele gosta, falar em diálogo e política social ele gosta também, apenas pagar os técnicos ele não gosta muito. “Não é a prioridade dele”.

  3. Cadê o trabalho do sindicato na diminuição da disparidade salarial dos TJAs com os Analistas??? Parece que esqueceram que a tabela foi aprovada com essa ressalva. Os TJAs estão trabalhando igual e durante o mesmo período e vendo uma diferença de final de tabela de 12 mil!!! Cadê a justiça salarial nisso???

    • Olá, Jonathan! As prioridades definidas pela categoria na última assembleia do SINJUSC foram justamente auxílio médico-social, GANS e AQ!

  4. Foi encaminhada para a diretoria a necessidade de incluir os triênios e licença-prêmio na Lei Complementar n. 90/1993? É um projeto sem impacto financeiro algum e que objetiva apenas resguardar direitos. No ano que vem, o Jorginho possui chance de ser reeleito e tais direitos certamente serão extintos da Lei n. 6.745/85 em um futuro próximo.

  5. Pessoal, sei que não é o tema da matéria, mas o TJ repassou alguma previsão de pagamento dos valores remanescentes do auxílio saúde referente ao ano passado quanto às despesas extras e aos valores pagos com coparticipação? Pergunto porque o período de comprovação do primeiro montante já finalizou há meses, e apesar de o prazo quanto ao segundo ainda estar aberto, diversos servidores já realizaram a comprovação

    • Sim, finalizou em 27/02 o prazo e até agora não recebemos o reembolso do auxílio saúde de 2024. O prazo era abril, maio e até agora nada. Perguntei ao TJ e não souberam me responder também. (Prezada,
      Não temos a informação da data ao certo que será feito o ajuste anual do auxílio-saúde faixa adicional, mas será em breve.
      Atenciosamente,
      Seção de benefícios)

  6. Queremos e necessitamos, em 2025, TJSC,por favor sejam consciencioso, isso tem q ser resolvido logo, tem orçamento pra isso, certeza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *