Um levantamento feito pelo próprio SINJUSC aponta que a entidade acumulou a menor perda salarial entre os judiciários estaduais do país nos últimos 10 anos. A pesquisa reuniu informações de sindicatos que representam as categorias dos judiciários de 21 das 27 unidades da federação. Na última década, apenas o pagamento do retroativo dos últimos oito meses de 2021, relativo à reposição da inflação feita com atraso em janeiro de 2022, ainda está pendente no judiciário catarinense.
Entre todos os estados pesquisados, apenas Santa Catarina e Paraná não acumulam alguma defasagem salarial por causa da falta de reposição inflacionária nos últimos 10 anos. Ainda que ambos apresentem pendência em relação a algum retroativo, o percentual acumulado da inflação na última década foi totalmente recomposto nos salários de quem trabalha nos judiciários dos dois estados.
Dos 21 estados que participaram da enquete, quinze registram perdas inflacionárias de mais de 10% nos últimos anos, dois têm perdas menores que 10%, dois não forneceram os dados e dois não tiveram perdas. O levantamento trata exclusivamente de data-base e não leva em consideração revisões de Planos de Carreira, implementação de novas gratificações, cumprimento de decisões judiciais ou quaisquer outras medidas com impacto financeiro positivo ou negativo para as categorias.
Na avaliação da diretoria do SINJUSC, a reposição da inflação conquistada nos últimos 10 anos garantiu a manutenção do poder de compra da categoria enquanto conquistas históricas como a URV, a indexação dos auxílios à data-base, a reestruturação da tabela, a majoração do médico-social, a remuneração do plantão, ajudaram na elevação da qualidade de vida da categoria de uma maneira geral.
Para a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “é importante entender que a lei que garante a data-base, não obriga o Tribunal a reajustar os nossos salários automaticamente ou sequer sentar na mesa de negociação. Esse panorama que fizemos pelos judiciários dos outros estados mostra a dificuldade de manter a data-base em dia. O reajuste inflacionário é resultado da mobilização da nossa categoria que tem pauta, eleva a discussão para outro patamar e não tolera perda inflacionária”.
Amei essa blusa de crochê! Eu amo fazer crochê 💗
boa noite Marcia!
Legal seu comentário, achei lindo!
Parabéns Sinjusc!
Que a luta continue assim e diminua o ritmo das conquistas.
Ainda tem muitos direitos para ser assegurado ao servidor:
1) adicional de risco
2) gratificação de diligência
3) adicional de pós graduação
4) horas extraordinárias e adicional noturno
Boa tarde!
Gostaria de saber, o Sindicato já tem uma minuta planejada, e pronta, da Resolução para implementar o Adicional de Qualificação (após a sansão do Jorginho ao PL), que talvez possa apresentar na mesa de negociação amanhã, para iniciar desde já as tratativas, e implementar o mais rápido possível esse benefício de será tão importante para a categoria?
Quem faz minuta é o Tribunal, Renato! É o poder judiciário quem tem essa competência, não o SINJUSC. O que o Sindicato faz é reivindicar, negociar, apontar erros e acertos, além de mobilizar a catgeoria em torno do que é discutido em assembleia! Mas a implementação do AQ é prioridade para o SINJUSC!
Salve nossa diretoria, nota 10.
Não vamos deixar essa luta, jamais!
Todo empenho desses colegas, são de muito valor para todos.
Os aposentados não esquecem a gratidão!
Gostaria que o sinjusc informe acerca das conquistas para os aposentados tabela aprovado aguardando governo confirmar e para os aposentados o que teremos no nosso ßalario de junho de aumento?
O SINJUSC está na luta pelo aumento do médico-social com retroativo de 5 anos, Sebastião! Vamos juntos!