agencia brasil

SINJUSC retoma agenda de trabalho e orienta plantonistas para envio de relatos


O SINJUSC retomou nesta quarta-feira (07/01), a agenda de trabalho. Por isso, a diretoria do SINJUSC orienta trabalhadores e trabalhadoras que fizeram plantão no recesso a enviarem relatos por meio de formulário, clicando AQUI. O objetivo é analisar como foi a rotina de trabalho nas comarcas que cumpriram a regionalização durante o recesso, verificar se a resolução foi respeitada, compilar os dados e levar à administração do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para negociar alterações na resolução.

O SINJUSC mantém canal de diálogo permanente com a Secretaria de Gestão do Plantão Judiciário e avanços significativos foram conquistados, mas o plantão segue objeto de sobrecarga e adoecimento para muitos servidores e servidoras. Por isso, o envio de relatos é importante, é por meio deles que o sindicato negocia melhores condições de trabalho.

Nos últimos encontros com a secretaria, o sindicato pautou mudanças prioritárias como o horário de atendimento ao público, a ampliação de equipes de forma completa, inclusive com mais juízes atuando, e que o volume de trabalho seja equivalente à quantidade de trabalhadores e trabalhadoras (carga digna), além de parâmetros claros e objetivos na rotina de atendimento entre as instituições externas que utilizam o plantão.

CARGA DIGNA DE TRABALHO
O plantão precisa ter carga digna de trabalho e qualidade no serviço prestado. Por isso, o sindicato reforça a importância do envio de relatos por meio do formulário Sua identidade será mantida em sigilo.

7 comentários

  1. Prezados,

    Desejo a toda diretoria um excelente início de 2026. O tema não tem a ver com a notícia, mas é importante para toda a categoria. Além das pautas já levadas para a presidência, sugiro que a administração do TJSC informe e/ou padronize os períodos de concessão da progressão funcional, direito de todos nós. Não é crível que tenhamos que aguardar 7-8 meses para uma simples progressão funcional. Que padronizem a concessão de 3 em 3 meses, como sugestão. Assim, poderemos fazer uma programação financeira, sabendo quando ocorrerá o efetivo pagamento. Estou com 5 progressões atrasadas desde junho/2025 e início deste ano já protocolei mais 4 pedidos. O pedido é protocolado, sem efetivamente saber quando será lançado em ficha funcional. Pode demorar, 3, 6 meses ou até um ano? O argumento utilizado pela adm do TJ de que foram mais de 5.000 pedidos protocolados após a implementação do PCS não deveria impedir/travar o regular andamento dos pedidos, pois poderia ser concedido mês a mês, concede a progressão para aqueles que já obtiveram o deferimento do pedido. Mais simples ainda seria a progressão por desempenho, concedida anualmente. Obteve o tempo necessário, final do mês concede a progressão.

    • Perfeito o comentário do colega. Concordo 100%. Não faz sentido esperarmos tanto tempo por uma simples progressão funcional, ainda mais quando isso apenas cria um passivo ainda maior para o TJ (juros e correção a serem pagos em relação aos meses devidos quando da implementação).

  2. Muito importante essa iniciativa relacionada do plantão do recesso.

    E em relação ao AQ, alguma novidade? Alguma reunião agendada?

    • Estamos em contato com a administração para agendar a próxima reunião. Acompanhe nosso site para mais informações.

  3. Extremamente desgastante, especialmente porque agora exige-se Biometria dos presos, um trabalho adicional pós audiência, e sem cooperação do servidor adicional conforme previsão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *