Cumprindo meta do Planejamento Estratégico 2016, o SINJUSC lança o Espaço do Servidor. Local destinado à divulgação de trabalhos artísticos, literários ou voluntários produzidos por servidores ativos e aposentados do Judiciário Catarinense. Todo mês, novas entrevistas serão publicadas no espaço, com destaque na página inicial do site.
O SINJUSC valoriza o seu talento. Divulgue aqui suas ações, seu exemplo pode estimular outras pessoas. Participe! Basta enviar um e-mail para o endereço alana@sinjusc.org.br.
E o primeiro trabalho ser publicado é o Livro Abstinência do Filho, do servidor aposentado, Luiz Nascimento Carvalho. A obra homenageia o seu filho Jacques Carvalho, 39 anos, falecido em 2013, em decorrência de overdose por crack.
A ideia central do livro partiu de uma carta deixada por seu filho, intitulada “Apenas um desabafo”, escrita um mês antes da sua morte. Sensibilizado pelo assunto e vendo na resiliência uma forma de ajudar outras pessoas, o pai decidiu escrever a narrativa, que traz como mensagem principal a não discriminação dos usuários de drogas e o abandono dos familiares e amigos, sobretudo reforçando a importância do apoio.
“Meu filho dizia que sozinho fica mais difícil parar. A vida é um eterno aprendizado. Eu aprendi que as pessoas devem se ajudar, pois é somente dando que se recebe”, afirma Carvalho.
Segundo o autor, o livro, que demorou quase três anos para ser concluído, surgiu também da necessidade de mostrar às pessoas o mal que a droga pode causar, tanto para o dependente quanto para seus familiares e amigos.
Sobre o que aprendeu ao produzir o primeiro livro, Carvalho conta que o sentimento é de solidariedade devido à possibilidade de ajudar outras pessoas e familiares que passam pelo mesmo problema.
“Sinto que a morte do meu filho não foi em vão e que de alguma forma isto tem ajudado outras famílias a lidar com o assunto, evitando a morte precoce pelo uso de drogas. E por isso, gostaria de agradecer minha família que ajudou e, em especial, ao meu amigo, Rubens Lunger, que me auxiliou na correção, diagramação e formatação do livro”, pontua Carvalho.
Enquanto divulga seu primeiro trabalho, Carvalho realiza palestra sobre a drogadição em escolas, clínicas e grupos de apoio. Para entrar em contato com o autor mande um e-mail, endereçado a luizncarvalho@hotmail.com.
Ao total já foram distribuídas mais de 40 mil cópias da carta, com a ajuda de amigos, do SINJUSC, AESC, Associação dos Escrivães Judiciais do Estado de Santa Catarina e do Deputado Estadual, Antônio Aguiar. O livro, por enquanto, está disponível para leitura online. Para acessá-lo, clique aqui.