Atualizada em 25/04/2017, às 14h12
Em Assembleia Geral Extraordinária no sábado (22/04) à tarde, em Balneário Camboriú, trabalhadores aprovaram a pauta unificada de 2017, que será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na sexta-feira (28/04). Entre os pleitos, Novo Plano de Cargos e Salários (NPCS), pagamento da URV, data-base e ganho real, greve 2015, entre outros pontos. A AGE ocorreu ao final da Conferência dos Delegados Sindicais, que teve início na sexta-feira (21).
Os 10 itens aprovados por unanimidade foram elencados a partir de debates feitos em grupos de trabalho no período da manhã. Estas reivindicações foram anteriormente debatidas nas comarcas junto com os delegados sindicais. Confira:
• Novo Plano de Cargos e Salários – NPCS,
• Redução da Jornada de Trabalho,
• Recomposição do quadro de pessoal por meio de concurso público
• Remuneração (data-base e ganho real)
• Valorização do aposentado,
• Revisão do plantão judicial para q seja remunerado, humanizado e circunscricional
• Disfunção,
• Pagamento da URV,
• Greve de 2015,
• Ressarcimentos de todas as despesas decorrentes do exercício da função.
Os presentes aprovaram ainda a realização de uma nova assembleia geral no dia 19 de maio, em Florianópolis, na frente do TJSC, para avaliar a resposta da Administração do Tribunal sobre à pauta, e rejeitaram a proposta do TJSC sobre a greve de 2015, desta forma, a reivindicação volta à pauta para nova negociação.
Durante as argumentações, os trabalhadores ressaltaram que para garantir avanços será necessário muita luta e para isso, destacaram a necessidade da unidade de todas as comarcas na campanha. O engajamento ganhará forma mais uma vez na sexta-feira quando os trabalhadores participarão do movimento nacional do dia 28 de abril contra as reformas da previdência, trabalhista e a Lei da Terceirização Irrestrita, outra deliberação importante votada na AGE.
Pauta dos aposentados
A assembleia também teve representação de aposentados, inclusive com pleitos específicos aprovados para eles e chancelados pelos trabalhadores ativos. No item “valorização do aposentado” foram aprovadas as seguintes reivindicações:
1- Solicitar ao Tribunal de Justiça reajuste no assistência médico-social, no valor do auxílio-alimentação pago para aos servidores ativos,
2- Pagamento do auxílio-saúde para os aposentados beneficiados pelo SC Saude,
3- Pagamento dos 16% referente ao aumento no auxílio-alimentação [maio de 2015 a dezembro de 2016],
4- Pagamento dos abonos de 2012, 2013 e 2014,
5- Pagamento dos valores do auxílio-saúde referente ao período de junho de 2014 a junho de 2015.
Os itens 3, 4 e 5 já integram ações de mandados de segurança impetrados pelo SINJUSC e o 1 já foi requerido em março deste ano.
Conferência dos Delegados Sindicais 2017
Amplamente elogiada pelos participantes, a conferência reuniu mais de 200 trabalhadores de diversas comarcas do Estado. Todos se sentiram verdadeiramente parte do debate, em um forte exemplo de evento participativo e democrático. Na sexta-feira, palestraram os economistas Márcio Pochmann e José Ávaro Cardoso, com os temas Brasil 2017 [considerações sobre o panorama econômico, político e social do País] e a arrecadação de Santa Cantarina e o orçamento do Tribunal [crise x retirada de direitos], respectivamente. No sábado (22), teve palestra motivacional com a coaching Rafaela Mund. A cobertura dos fatos ao #vivo está disponível na página do Facebook e na conta do Instagram. E as palestras no Canal do Youtube.