10ª edição da Revista Valente pauta redução da jornada de trabalho pelo direito ao tempo

A noite de abertura do 1° Encontro Conjunto de Coletivos do SINJUSC, em 12 de setembro, foi marcada por um momento especial de celebração e reflexão: o lançamento da 10ª edição da Revista Valente. A publicação, uma realização do Coletivo Valente – formado por mulheres que atuam no Judiciário catarinense –, foi apresentada ao público no auditório do Sindicato, em Florianópolis, com a presença de trabalhadores/as associados, integrantes dos coletivos e prestigiado por diversas organizações da sociedade.

Focada na luta pelo direito ao tempo e a redução da jornada de trabalho, a nova edição da revista se debruça sobre um dos assuntos mais urgentes para a classe trabalhadora, especialmente para as mulheres.

A mesa de lançamento contou com a presença de autoras e vozes ativas no Coletivo Valente e no Coletivo de Negras e Negros do Judiciário. Coordenadora da edição, a diretora do SINJUSC Jaqueline Maccoppi explica que o tema da revista foi definido conforme as discussões realizadas no grupo de estudos do Coletivo e dos eventos realizados pelo sindicato. “A maioria dos textos é produzida pelas trabalhadoras do Judiciário catarinense, mas a gente tem outras convidadas. A nossa revista é resultado de uma formação política que estamos fazendo no sindicato e é uma iniciativa que fura a bolha e faz nossos debates chegarem à sociedade”, conta.

O TEMPO NÃO É IGUAL PARA TODAS E TODOS|

Apesar de atingir a classe trabalhadora de forma massiva, a jornada extensa e o volume de trabalho impactam de forma diferenciada a vida de homens e mulheres e de pessoas brancas e não-brancas. Por isso, na publicação, as autoras destacam como as múltiplas jornadas e as atribuições de cuidado são distribuídas de maneira desigual, sobrecarregando a rotina das mulheres, especialmente, as mulheres negras. 

A trabalhadora do Fórum da Capital, Josiane Censi, assina o artigo “A redução da jornada como uma forma de cuidado de si”, junto com as companheiras de coletivo, Dinara Joana Orlandi Pasa e Haydée Fernanda Loppnow. “A revista é registro histórico das nossas lutas e fala do cotidiano roubado por jornadas de trabalho exaustivas, do trabalho imaterial que a sociedade gosta de chamar de ‘amor’”, afirmou Josi, que além de integrante do Coletivo Valente também é feminista e ativista pelos direitos das mulheres.

Engenheira civil de formação, Maíra Vitório Martinho, relatou como a falta de tempo impacta toda a sua vida como mulher negra desde a busca pelo acesso ao ensino e ao trabalho. Ela conta que o sentimento de exaustão a acompanha desde a fase do ensino médio, quando acumulava os estudos da formação técnica com o pré-vestibular. Já na faculdade, precisou trabalhar para arcar com os custos dos próprios estudos. “A gente fica esperando encontrar tempo na próxima etapa da vida: precisa estudar muito para ter um bom emprego, para cursar uma boa faculdade, e não alcança esse horizonte”, afirmou.

O artigo “Na disputa pelo tempo, quanto cabe às mulheres negras?” mostra como, no contexto capitalista, as mulheres negras gastam mais tempo com atividades de cuidado e outras tarefas da base social. “A gente ouve os discursos de que mulher precisa ser capaz, aqueles discursos de mulher maravilha, e parece que é a gente que tem que se virar sozinha. Trocando experiências com as companheiras do sindicato, vendo como é a vida real das mulheres, a gente se sente abraçada e percebe que não é só a gente que tá cansada”, disse. 

Cristiane Claudino trouxe para a 10ª edição da revista a perspectiva do direito ao descanso proporcionado pela recente aposentadoria, após décadas de trabalho como assistente social do TJSC. No artigo “É tempo de ter tempo”, Cris presenteia o público leitor com uma prosa poética em que celebra os pequenos grandes prazeres proporcionados pela nova fase da vida, com direito ao descanso.

O evento de lançamento integrou a programação do 1° Encontro Conjunto de Coletivos do SINJUSC, que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro e reuniu cerca de cem pessoas para debater temas alinhados com as pautas abordadas pela revista. Confira a programação completa do evento aqui.

Leia, ouça e compartilhe!

A revista Valente é um convite à reflexão, um instrumento de luta e uma homenagem a todas as mulheres que disputam, todos os dias, o direito de ser donas do próprio tempo. A 10ª edição é ilustrada pela artista Tay Nascimento e traz um encarte de adesivos para espalhar a reflexão sobre o direito ao tempo no cotidiano. Além da versão impressa, a publicação está disponível em formatos alternativos para ampliar o acesso:

Acesse AQUI a versão digital da 10ª Edição da Revista Valente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *